quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Conheça a si mesmo

O prazer excessivo das cinco emoções prejudica a energia que protege e nutre os cinco sistemas orgânicos. Quando a energia é abalada, o corpo fica vulnerável a ataques... Yng e Yang se tornam divergentes, os órgãos são mal alimentados; a doença, e até a morte, pode ocorrer depois disso. 

Clássico de medicina do Imperador Amarelo. 

Para alcançar qualquer objetivo, é preciso começar a buscá-lo aqui e agora. Se a saúde e a longevidade são suas metas, entenda como você se tornou a pessoa que é hoje. Para começar, você é fusão física e espiritual de seus ancestrais. O histórico médico de sua família é um ponto de partida para conhecer a si mesmo. 

Os seres humanos são criaturas sociais complexas que evoluem e se adaptam às mudanças externas. Todas as relações que você mantém com pais, irmãos, avós, primos, filhos, colegas de trabalho e vizinhos ajudam a modelar sua saúde e sua experiência emocional. É fundamental poder contar com as pessoas à sua volta nessa busca. 

Todos nós temos um modelo que explica quem somos: você é irritado e animado, ou tranqüilo e comedido? 

Temos também a responsabilidade de controlar nossas tendências. Quando administramos mal nossas próprias emoções, perdemos o controle. O resultado é estresse, a causa por traz de todas as doenças crônicas. Em contra posição, uma gargalhada espontânea pode estimular o sistema imunológico. 

Não surpreende que os casais felizes tenham vidas longas e saudáveis. Além da segurança e satisfação emocional proporcionada por um casamento estável, os parceiros colhem os benefícios regeneradores da intimidade sexual. Estudos mostram que os idosos sexualmente ativos são mais felizes do que qualquer grupo etário. 

Então o que o amor tem a ver com isso? Para ser capaz de controlar a energia desse sentimento, é preciso primeiro cultivar o amor-próprio. Só então é possível amar e ser amado. O amor romântico às vezes é dúbio: ampara aqueles que estão acompanhados, mas castiga os que estão sozinhos. Observa-se que entre casais idosos, quando um morre, o outro logo o segue. O amor universal ou o sentimento mais próximo disso, o amor fraterno já liberta a pessoa da angustia, da separação e do desejo. E promove a sua união à fonte essencial, que é a mesma para todos. 

A espiritualidade e a fé pessoal são os elixires ocultos da vida. O fortalecimento da ligação com o divino (Deus), não importa a crença religiosa, traz paz interior e aumenta a capacidade de lidar com os problemas da vida. Estude obras espirituais e aplique seu conhecimento para melhorar sua vida. Reze e medite, expresse o amor universal ao se preocupar com o outro sua evolução e não apenas o iluminará, mas lhe acrescentará muitos anos de vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário