quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Como manter o bronze

Agora que as férias chegaram ao fim, o bronzeado adquirido na praia ou piscina já está desbotando e você não quer que sua pele volte com aquela cor de branco escritório. O que fazer nesse caso?

O ideal é adquirir o hábito de hidratar a pele diariamente para manter o bronzeado. Vale lembrar que a exposição solar deve ser aos poucos e sempre com protetor solar para manter um bronze duradouro.

Quem fica muitas horas ao sol de uma só vez, além de danificar a cútis, irá perder a cor dourada rapidamente. O ideal também é consumir bastante água no decorrer do dia, em média de dois a três litros. Há também cápsulas e alimentos coadjuvantes para ficar com a cor do pecado. Seguem algumas das principais dúvidas sobre bronzeamento.

1) Como funcionam as cápsulas que bronzeiam?

Resposta:
São cápsulas compostas de vitaminas e nutrientes que fortalecem a pele e a preparam para o verão. Para quem não gosta de cápsulas, uma alimentação balanceada também pode oferecer a mesma função. Inclua saladas bem coloridas na sua dieta, como frutas e legumes ricos em caroteno, sempre bem indicados nesta época.

2) Como age o acelerador de bronzeado?

Resposta:
O acelerador apresenta em sua composição o aminoácido tirosina, uma substância que incentiva a produção da melanina, o pigmento que dá cor à pele e reage aos raios solares, levando ao bronzeado.

3) Quem se bronzeia rápido perde a cor igualmente rápido? Ou a duração do bronze não tem muito a ver com a forma com que ele foi conquistado?

Resposta:
Sim. A pessoa que quer tomar sol de maneira exagerada e adquire um bronze rapidamente perde logo a cor, pois o organismo entende aquele excesso de radiação como uma agressão e tenta se defender eliminando a cor desejada, deixando como seqüelas as manchas escuras na pele.

4) Como atuam os filtros solares?

Resposta:
Eles protegem a pele das radiações solares e previnem cânceres de pele, bem como flacidez, manchas e rugas.

5) O que é barreira física? Quando não se trata de barreira física, chama-se de barreira química?

Resposta:
Os filtros solares podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto.

6) Um protetor com FPS baixo pode ter ação de barreira física?

Resposta:
Poder pode, mas é incomum. Outras barreiras físicas são bonés, viseiras e óculos de boa qualidade, entre outros.

7) É necessário mesmo passar o protetor 30 minutos antes da exposição ao sol?

Resposta:
A maioria dos protetores solares sim. Há alguns já comercializados que possuem efeito imediato.

8) O que os números de FPS significam?

Resposta:
A pele, quando exposta ao sol sem proteção, leva um determinado tempo para ficar vermelha. Quando se usa um filtro solar com FPS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha. Portanto é possível se bronzear usando um bom filtro solar para evitar que a pele se queime.

9) É verdade que a partir de FPS 30 todos são iguais?

Resposta:
Em partes. É que o máximo que se consegue proteger é até FPS 30. Porém, se o número da proteção aumenta, a pessoa consegue demorar mais para retocar o produto, ou seja, o efeito é mais prolongado, mas a proteção é a mesma.

10) Podemos dizer que alguns alimentos potencializam a ação do sol? Isso funciona mesmo?

Resposta:
Sim. A pele fica mais fortalecida com alguns nutrientes e vitaminas, pois a hidratação mais importante é a de dentro para fora. Portanto, é importante ingerir muito líquido na forma de sucos naturais, água de coco e água, somando um total de dois a três litros diariamente. Outras opções para consumir no verão são as folhas verdes escuras e os legumes, como espinafre, couve, folhas de mostarda, brócolis, pimentão, tomate, nabo, cenoura, abóbora e abobrinha. Ou, ainda, frutas como laranja, ameixa, ameixa seca, nectarina, cereja, pêssego, melão, manga e mamão.

11) Entrar no verão usando um FPS alto e depois ir baixando, à medida que a pele acostuma, é uma boa saída?

Resposta:
Não. As pessoas têm uma visão errada dos protetores. Eles apenas evitam a pele se queimar, e não de não a bronzear. Os raios que bronzeiam irão penetrar na cútis da mesma forma, mas de uma maneira saudável, sem ressecamento.

12) O que são raios UVA e UVB? Qual a diferença entre eles e qual o mais nocivo?

Resposta:
Os raios UVA penetram mais profundamente na pele e podem provocar envelhecimento precoce, manchas, ressecamento e flacidez. Já os UVB penetram superficialmente à pele e são os responsáveis pelas queimaduras e o câncer de pele, portanto este é o mais nocivo. O pico de ambas as radiações é das 10h às 16h, daí a necessidade de evitar a exposição solar entre estas horas.

13) Os cremes pós-sol têm pigmentos ou eles apenas têm um poder hidratante mais intenso devido à perda de água e ao ressecamento excessivo?

Resposta:
A maioria possui hidratantes que seguram a água na pele e evitam o seu ressecamento excessivo, mas alguns têm pigmentos que a tingem com uma cor semelhante à do bronze sem danificá-la.

14) Alguns medicamentos tornam a pele mais sensível à radiação solar, como é o caso dos anticoncepcionais. Quais são as conseqüências?

Resposta:
Alguns medicamentos deixam a pele mais sensível à radiação solar e a mesma fica mais propensa a manchas e vasinhos. Portanto, quem faz uso de hormônios e outros medicamentos deve ter cuidado redobrado com o filtro solar.

Agora que desvendamos alguns mitos e descobrimos os truques para uma pele bronzeada, você poderá ficar com a pele dourada sem danificá-la. Lance mão de cosméticos autobronzeantes ou se exponha ao sol sempre nos horários antes das 10h e ou após as 16h e aplique o filtro solar ideal para seu tipo de pele. Siga as devidas orientações de seu dermatologista e esbanje sensualidade com a cor do verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário