quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Botox (Toxina Botulínica)

Botox (Toxina Botulínica)

O que é?
É a neurotoxina purificada e estéril do tipo A do Clostridium botulinum, utilizada como medicamento injetável para bloquear a mensagem dos nervos aos músculos para que estes fiquem temporariamente paralisados, e como a musculatura fica relaxada a pele acima dela fica muito tempo com aparência menos vincada e envelhecida.
Como Funciona?
Age na junção neuromuscular impedindo temporariamente a liberação de acetilcolina das terminações nervosas, e por isso relaxa a musculatura e consequentemente melhora as rugas de expressão ou grandes espasmos musculares.
Indicações
- Terapêutica: usada no tratamento de espasmos musculares da paralisia cerebral, blefaroespasmo, distonias, torcicolo congênito e enxaqueca, hiperhidrose (excesso de transpiração em axilas, mãos e pés), dentre outros. Pode ser usada em crianças e adultos.
- Cosméticas: como tratamento e prevenção das rugas de expressão, sorriso gengival, hiperhidrose axilar, palmar e plantar. Pode ser aplicada em pessoas a partir de 18 anos de idade.
Como é feito?
Apenas por médicos e com treinamento na técnica, visto que o preparo da medicação, a determinação dos pontos a receberem as injeções e a dosagem a ser aplicada em cada pontinho requer conhecimento aprofundado de anatomia, e como evitar efeitos de paralisias indesejáveis.
Duração:
O início dos efeitos começa a ser percebido a partir do terceiro dia, e vai progredindo até o trigésimo dia. A duração do efeito nos músculos pode ser de 3 a 6 meses durante este período a musculatura fica relaxada e a pele com aparência menos vincada e envelhecida. Nos casos de sudorese excessiva o efeito dura de 6 a 9 meses, e em alguns casos já verificou-se a redução da sudorese por até um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário