segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Efeito platô: quando o ponteiro emperra

Efeito platô
Chega uma hora em que todos os esforços para emagrecer são em vão. É nesse momento que a luta contra os quilinhos indesejáveis se torna mais acirrada. Conheça duas armas infalíveis para combater o efeito platô, o maior vilão de todas as dietas. E também truques espertos, que vão ajudar nessa guerraPreparada para a luta? Na guerra contra a gordura teimosa (e tão valente quanto você), não vai ter moleza. O inimigo é tinhoso e poderoso. A tentação da cervejinha do sábado? A indisposição de sair de casa e encarar a academia em uma noite fria? Não! O grande vilão na luta para perder peso é o seu próprio corpo. Às vezes, ele faz de tudo para dificultar seu sucesso. E, quando você estiver próxima de vencer a batalha, o danado pode sacar sua mais potente arma: o efeito platô.Por mais que você siga todas as regras para emagrecer, testadas e aprovadas pela ciência, em um determinado momento seu peso pode se estabilizar. Não adianta diminuir ainda mais o prato pois seu organismo aprendeu a viver bem com as calorias fornecidas no período da dieta e armazenou gordura suficiente para mantê-lo funcionando. Também não vale malhar em dobro. "Os estudos mostram que o platô pode acontecer em vários momentos durante o processo de emagrecimento", diz Márcio Mancini, endocrinologista e presidente da Associação Brasileira para os Estudos da Obesidade.A saída para enfrentar cada episódio é criar uma estratégia diferente a fim de ludibriar o organismo. Nessa luta, vale jogar com algumas armas, combinadas ou não, como dieta, exercício e até medicamentos na tentativa de vencer a resistência do corpo ao emagrecimento. Por isso, é necessário que o processo seja bem orientado por um especialista.Uma das causas do problema é a genética implacável que nos programou para enfrentar a fome. O lado bom da história é que você nunca corre o risco de cair dura logo de cara, caso fique perdida em uma ilha deserta, sem nada para comer. "Ao longo da história, houve mais falta do que abundância de alimentos. Assim, nosso organismo aprendeu a estocar gordura ao perceber que a oferta de calorias é escassa", diz Thiago Volpi, clínico-geral e nutrólogo
Hormônio que engordaNesse boicote corporal contra a perda de peso existem vários hormônios que atuam sobre o metabolismo (processo da transformação das calorias em energia) e que defendem bravamente o organismo das privações. O principal deles é a leptina, produzida principalmente pelo tecido gorduroso. Como ela tem o poder de estimular no cérebro a sensação de saciedade, compromete o resultado da dieta caso deixe de atuar.Com a redução dos estoques de gordura e, consequentemente, com a baixa produção de leptina, capaz de interromper a comilança, a tendência é que você esteja sempre disposta a atacar brigadeiros, trufas e afins. Resultado: além de não emagrecer mais, pode recuperar os quilos perdidos. "O corpo sabe como interromper a queima de gordura e não faz nada para impedir o armazenamento da mesma", diz Thiago Volpi. Como vencer esse desafio? Persistindo na dieta. Com o tempo, o organismo se acostuma com os níveis de leptina mais baixos e volta a dar sinais de saciedade mesmo que você coma moderadamente
Para turbinar a malhaçãoO exercício também anda conspirando e não faz mais maravilhas pelo seu corpo? Você se acostumou ao estímulo a que vinha sendo submetida. O lado bom é que seus músculos responderam bem à malhação e pedem mais carga. O ponto negativo é que, se você não mudar o programa, os resultados param por aí. "O corpo se acostuma a qualquer tipo de movimento ou estímulo, por mais que você se esforce. Assim, é necessário criar alternativas para que a atividade física continue provocando mudanças positivas no seu visual", diz Gustavo Pasqualotto, personal trainer da Performance com Saúde.Isso não significa, necessariamente, trocar a musculação pela localizada ou aposentar a esteira e aderir ao body combat. Às vezes, basta fazer mudanças sutis naquele exercício (ou treino) que você tanto gosta. "Diminuir o tempo de descanso entre as séries, aumentar o peso, intercalar um exercício de pernas com uma sequência para costas ou, ainda, aumentar a inclinação da esteira. Na verdade, qualquer alteração ajuda a estimular o organismo", diz Guilherme Arnone, professor de musculação da academia Cia. Athletica, em São Paulo.
Tiros certeiros contra o platô1. Músculos mais definidosA perda desenfreada de massa muscular, geralmente provocada por dietas que fazem você emagrecer muito num curto espaço de tempo, também pode abrir as portas para o efeito platô. Se vários quilos de músculo forem embora junto com a gordura, o metabolismo fica lento. Entre 60% e 70% das calorias utilizadas pelo organismo servem para seu próprio funcionamento, mesmo que você não faça qualquer esforço físico. E esse gasto inclui manter e sustentar a massa muscular.Geralmente, quando a perda de peso ultrapassa 1 quilo por semana, é provável que o organismo vá buscar energia nos músculos, o que faz com que eles percam volume. Portanto, uma boa estratégia contra o efeito platô é preservar a massa muscular. Melhor: procure incrementá-la. Junto com a dieta, faça musculação ou ginástica localizada com carga. "Quanto maior a massa magra, mais calorias o corpo utiliza espontaneamente", diz Paulo Muzy, ortopedista, especialista em fisiologia e biomecânica aplicadas ao exercício, da assessoria em atividade física Performance com Saúde, em São Paulo.2. Proteína magra carboidrato do bemOutra saída é programar bem a dieta. Não adianta só reduzir carboidrato - nós precisamos desse nutriente para queimar as gordurinhas estocadas. Segundo Alessandra Caviglia, nutricionista da academia Cia. Athletica, em São Paulo, as proteínas de alto valor biológico (com todos os aminoácidos essenciais) encontradas nas carnes magras e os carboidratos de baixa carga glicêmica como massas e pães integrais são grandes aliados contra o efeito platô. "As proteínas garantem a construção dos músculos e os carboidratos integrais, que demoram mais para ser absorvidos pelo organismo, mantêm o metabolismo acelerado", explica.Mas, se, ainda assim, a balança emperrar no meio da dieta, não desista. Alguns estudos mostram que para cada quilo perdido você deve estabilizar o peso por um mês. E, só então, seguir adiante no projeto corpo magro. Como funciona: se você perdeu 10 quilos e parou aí, tente permanecer do jeito que está por dez meses. Assim, também aumenta a chance de não recuperar os quilinhos exterminados, evitando outro vilão: o efeito sanfona. Por isso, não se engane, por mais bacana que seja a dieta ou o programa de exercício, nada é mais eficiente contra o efeito platô que a força de vontade. "Um dos maiores obstáculos para emagrecer é o descuido na alimentação quando os resultados deixam de ser tão significativos. Mas, se você não se abater pelo desânimo, conseguir estabilizar o peso e ter paciência antes de subir o próximo degrau, mantendo a dieta equilibrada e o programa de exercícios, o sucesso é mais provável", diz Márcio Mancini
Truques que funcionamCaso o platô comece a boicotar seu projeto de emagrecer, mantenha a calma e seja persistente. Só não desista! Fernanda Fernandes, gerente nacional do grupo de reeducação alimentar Vigilantes do Peso, diz como vencer o desânimo e até usar o platô como um trampolim

1. Coloque na cabeça que tudo pode ser superado, inclusive o platô. Não mande mensagens para o cérebro do tipo "nunca consigo perder mais de 5 quilos". Com uma nova estratégia de combate à gordura, você sempre vai perder outros quilinhos, mesmo que demore um pouco.

2. Procure fazer sua dieta junto com alguma amiga ou em grupo de emagrecimento (Vigilantes do Peso, Meta Real, Peso Ideal...). O apoio de outras mulheres nas mesmas condições que você é essencial. Os estudos mostram que quem tenta emagrecer em equipe tem 30% mais chances de sucesso. E o que é melhor: não recupera os quilinhos perdidos.

3. Que tal criar um blog, contando a sua experiência? Quando surge o desânimo, você vai lembrar do que já passou e como venceu o obstáculo daquele momento.

4. Se goste. Parece clichê, mas saber se valorizar e dar a volta por cima quando cair em tentação é um vitória que estimula você em outros momentos de fraqueza.

5. Não se mate em cima de uma esteira. Isso vai provocar mais ansiedade. A dica é criar desafios no treino que possam ser superados. Se você caminhava 4 quilômetros em meia hora, tente andar 5.

6. Cansou? Pare, beba um pouco de água e, então, continue o exercício. Lembre-se: você não é uma atleta, mas uma mulher que respeita seus limites e que tem consciência de que pode vencê-los.

7. Não suba na balança diariamente, pois não existe mudança real em 24 horas. Quer se pesar? Faça isso a cada semana e, mesmo assim, saiba que seu corpo pode estar melhor sem que a balança indique a mudança. Afinal, esse equipamento não sabe a diferença entre gordura e músculo.

8. Melhor do que se orientar pela balança, é tirar as medidas com uma fita métrica. Mesmo sem alteração de peso, a cintura pode estar mais fininha e isso vai dar um novo ânimo na sua vida.

9. Parar de comer é um erro. Em vez de tirar mais alimentos do seu prato, substitua aqueles que você já vem comendo há algum tempo por outros de igual qualidade. Está farta de peito de peru? Ataque de atum ou use algum suplemento tipo whey protein - proteína em pó do soro de leite.

10. A Juliana Paes está bem na fita? Bom para ela. Mas, como ninguém é igual a ninguém, nada de querer ser igual à moça. Você precisa ter em mente que o grande êxito é melhorar o corpo que tem

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dica de nutrição: sucos funcionais na atividade física



Dica de nutrição: sucos funcionais na atividade física
Sucos bem elaborados podem fazer maravilhas pelo seu organismo. Algumas combinações podem contribuir ainda para dar uma turbinada nos seus treinos
Sucos bem elaborados podem fazer maravilhas pelo seu organismo. Ricos em vitaminas, minerais, enzimas e fibras, algumas combinações podem contribuir proporcionando disposição e uma turbinada a mais nos seus treinos! Como estes nutrientes são fundamentais para que os processos químicos orgânicos ocorram, o consumo de sucos também auxilia no equilíbrio e funcionamento do corpo, previne o estresse, ameniza o cansaço e reforça o sistema imunológico.
SUCO DETOX
- 1 pepino com casca ou 1 flaconete de clorofila- 1 folha de couve- 4 maças com casca- suco de ½ limão- 1 copo (200m) de água- 1 colher de sobremesa de semente de linhaça
Bata tudo no liquidificador ou numa centrífuga. Beba em seguida, de preferência, sem coar!
- Benefícios: a clorofila possui alto valor nutritivo e substâncias que auxiliam o corpo a combater o estresse e a promover a reparação da energia vital das células. Especificamente no exercício, atua como antioxidante e ativa a produção de ATP (energia).
Já a linhaça é boa fonte de ômega 3, lignina (fitoestrógeno que protege contra osteoporose e câncer de mama) e fibras solúveis que auxiliam na redução do colesterol e, consequentemente, de doenças cardíacas. Tem efeito vasodilatador, importante na prevenção da hipertensão. Também possui fibras insolúveis que contribuem para o bom funcionamento intestinal, prevenção da prisão de ventre e para maior saciedade.
SUCO ENERGIA PURA
- 1 colher (chá) de gérmen de trigo- 1 colher (sopa) de amendoim- 1 copo (200ml) de suco de laranja lima- ½ xícara (chá) de banana picadaBata tudo no liquidificador. Beba em seguida, de preferência, sem coar!
- Benefícios: o gérmen de trigo e o amendoim são boas fontes de vitaminas E, B1, ácido fólico e minerais como magnésio e zinco. Seu conteúdo em vitamina E é um poderoso antioxidante para a saúde do coração (por ter efeito anticoagulante, promove melhora na circulação sanguínea) e para o sistema imune. A gordura presente em sua composição é predominantemente poliinsaturada, que auxilia na redução nos níveis do mau colesterol e na transmissão dos impulsos nervosos. A banana fornece potássio que previna as câimbras.
SUCO HIDRATANTE
- 2 xícaras (chá) de abacaxi picado - 2 xícaras (chá) de água- 1 pedaço de gengibre pequeno (3cm), fresco e sem a casca- 3 rodelas finas de cenouraBata tudo no liquidificador. Beba em seguida, de preferência, sem coar!
- Benefícios: o abacaxi é hidratante e digestivo por conter a enzima bromelina e também reforça a imunidadeporque é rico em vitamina C. O gengibre tem propriedades estimulantes e coadjuvantes no alivio da dor. Além disso, é considerado um alimento termogênico, pois aumenta a temperatura do corpo e o gasto energético.
SUCO ANTIOXIDANTE- 1 xícara (chá) de melancia picada- 1 xícara (chá) de morangos picados- 200ml de suco de acerola- 1 colher (sopa) de melBata tudo no liquidificador. Beba em seguida, de preferência, sem coar!
- Benefícios: o morango e a acerola são ricos em vitamina C que potencializam a função de células imunológicas e auxiliam na manutenção de mucosas, inclusive do trato respiratório. Podem acelerar o processo de recuperação de gripes e resfriados. A melancia possui licopeno que atua como antioxidante aumentando as defesas do organismo e prevenindo o envelhecimento celular.

Clinica de estética Renata Fontany


Linhaça previne doenças como câncer de pulmão

Linhaça previne doenças como câncer de pulmão
Além disso, ela controla a diabetes e deixa a pele mais bonita
Os investigadores do Instituto Científico para estado da linhaça do Canadá e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas. As investigações e a experiência clínica têm demonstrado que o consumo em forma regular de semente de linhaça previne ou cura de doenças como câncer de mama, de próstata, de cólon, de pulmão e vários tipos de tumores. Duas colheres de sopa de linhaça por dia, batidas no liquidificador, misturadas em um copo de suco, já são o suficiente para sentir melhoras na saúde. Outro modo de preparo é misturar a linhaça com aveia e iogurte. Todos podem tomar essas receitas desde crianças até idosos.
"A semente de linhaça previne quase todos os tipos de câncer, além de controlar a diabete e a pressão do sangue"
A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, um deles é; a lignina. A semente de linhaça contém 100 vezes mais lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Além disso, ela traz outros benefícios para o organismo. Nesse artigo, pretendo mostrá-los para que ainda têm dúvidas sobre os efeitos benéficos da linhaça, pense mais uma vez.
Controle do peso
A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida. Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais dessa sementes no período da tarde.
Digestão
A linhaça contém grandes quantidades de fibras, que impendem a prisão de ventre, acidez estomacal. Além disso, ela lubrifica e regenera a flora intestinal, ajuda na expulsão de gases gástricos, é um laxante por excelência, previne os divertículos nas paredes do intestino e elimina toxinas e contaminadores.
Controle do estresse
As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma e por isso é ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos idosos, melhora os problemas como esquizofrenia. A linhaça também é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem as reanimações naturais
Sistema imunológico
A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique mais resistente à doença. Ela também alivia alergias, é efetiva para o lúpus e ajudo no tratamento da anemia
Sistema cardiovascular
É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É também um excelente meio de regular o colesterol ruim, chamado LDL. Além disso, uma das características únicas da linhaça é que ela contém uma substância chamada taglandina, que regula a pressão do sangue e a função arterial. Ela ainda exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.
Doenças inflamatórias
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo, tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite e meningite
Retenção de líquidos
O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água pode causar inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade e síndrome pré-menstrual.
Condições da pele e cabelo
Com o consumo regular de sementes de linhaça deixa a pele mais suave, e protege peles secas e sensíveis dos raios do sol. É ideal também para problemas na pele como psoriase e eczema e na eliminação de manchas, acne e espinhas. Ela também é excelente para o cabelo e é uma boa para quem sofre de calvície e ainda ajuda no tratamento da caspa.
Vitalidade
Um dos maiores benefícios que a linhaça traz ao corpo é o aumento de energia e de vitalidade. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Por isso, os músculos se recuperam da fadiga do exercício mais rapidamente e dão ao atleta vigor para treinar mais.
Diabetes
O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue, e pode ajudar quem sofre de diabetes, sempre com aconselhamento médico, os níveis de consumo de insulina.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Drenagem linfática? A gente responde suas dúvidas

Drenagem linfática? A gente responde suas dúvidas
Ela é o truque de muita celebridade para driblar a retenção líquida e a celulite. Mas, afinal, esse tipo de massagem dá resultado? Dói? Onde e com quem fazer?



Qual o objetivo dessa massagem?



Esse tipo de manipulação ajuda o sistema linfático a trabalhar melhor – ou seja, filtra o excesso de líquido e toxinas que ficou retido nos tecidos, devolvendo-o ao sistema circulatório, como se fosse um “saneamento básico” do nosso corpo. Na prática, com esse processo funcionando a todo o vapor, é possível diminuir o inchaço, melhorar a circulação e, consequentemente, a aparência da pele, reduzindo celulite, gordura localizada e até acne, rugas e flacidez. Quem pode fazer? A drenagem vai trazer benefícios principalmente às mulheres que se queixam de retenção líquida, cansaço nas pernas e até dor no bumbum e nas coxas, área onde a celulite costuma aparecer. Também funciona para quem se sente muito inchada na TPM (algumas vezes, a balança indica até 4 quilos a mais nos dias que antecedem a menstruação!) e para as gestantes. Mas, de uma forma geral, todo mundo pode fazer, com exceção de mulheres que sofrem de doenças infecciosas e câncer.
Por que a drenagem é indicada depois de algumas plásticas?
Em qualquer cirurgia, por causa do trauma, há um processo inflamatório que gera um excesso de líquido fora dos vasos e das células, causando edema (inchaço). Daí, a recomendação da drenagem depois da lipoaspiração e do implante de próteses de mama, entre outros procedimentos, sempre após a liberação médica. O profi ssional que faz a massagem deve ter especialização nessa área, pois é necessário um cuidado maior com a pele, a cicatriz e até com a prótese para não haver deslocamento.
Costuma doer?
A metodologia estudada e consolidada da drenagem linfática segue três princípios: pressão moderada, ritmo e direção (sempre das extremidades do corpo para o centro dele). Não costuma doer – a menos que você tenha muitos nódulos de celulite – nem deixa o corpo roxo. Pelo contrário: os deslizamentos sobre a pele são suaves e superficiais, pois a intenção é conduzir a linfa até pontos estratégicos localizados nas virilhas, axilas e atrás dos joelhos – canais onde as toxinas serão filtradas e enviadas ao sistema circulatório. Quando a massagem é muito vigorosa pode até haver o rompimento dos vasos linfáticos e, assim, invalidar a proposta da técnica.

Posso combinar a drenagem com outro tipo de massagem, como a turbinada ou modeladora? Não é o mais recomendado, apesar de muitas clínicas oferecerem esse tipo de serviço. Isso porque as duas técnicas têm objetivos diferentes e uma pode atrapalhar o resultado da outra. Na modeladora ou turbinada, é necessário atingir a camada de gordura, mais profunda, e ativar a circulação, o que é feito por meio de movimentos fortes. Já a drenagem requer suavidade. Para usufruir do benefício das duas, o melhor, então, é fazê-las em dias diferentes.
Como sei que o tratamento está dando resultado? Essa percepção varia muito para cada pessoa. Mas a drenagem bem feita aumenta a vontade de fazer xixi logo após a sessão e ao longo do dia. Algumas mulheres contam que o intestino passa a funcionar melhor. Você também pode avaliar o resultado a longo prazo, observando se as pernas ficam menos inchadas no final do dia, se vasinhos e microvarizes diminuem e se as roupas estão mais folgadas, principalmente na TPM. Quantas sessões devo fazer?
Drenagem é como alimentação saudável: tem que adotar para o resto da vida, pois o efeito termina quando você suspende o tratamento. Mas, como custa caro e nem sempre dá para fazer massagem para sempre, vale comprar um pacote de dois ou três meses (oito ou 12 sessões, uma vez por semana). Nesse intervalo de tempo, é possível medir o resultado e decidir se você quer continuar a investir na técnica. Nos casos mais específicos, como após uma cirurgia, o número de sessões é pré-programado e varia de acordo com a evolução da paciente.
Como escolher um bom profissional?

Hoje em dia, a oferta desse tipo de massagem é muito grande – todo mundo diz que sabe fazer e diversos tipos de estabelecimentos (clínicas, salões, academias) oferecem o serviço. Por isso, precisamos ficar atentas na escolha do local e do profissional não só para garantir a nossa segurança mas também o resultado. O ideal é procurar um especialista habilitado. Assim, você tem certeza de que ele estudou anatomia e fisiologia e sabe realizar os movimentos corretamente. Também fique de olho na limpeza do local e na higiene dos materiais usados: maca, lençóis e toalhas limpinhos demonstram demonstram o cuidado que o profissional tem com você.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Disfarçando a indesejável barriguinha


Disfarçando a indesejável barriguinha
Saiba escolher a roupa certa em qualquer ocasião
Coletânea de roupas para quem está com uns quilinhos a mais. As roupas que marcam cintura, ou tem um corte tipo império de busto bem decotado e marcado e mais soltinho pra baixo, ou tipo cashquere (cruzado no decote), são ótimos aliados no tão esperado disfarce. Atenção as peças muito largas no corpo e que cobrem muito seu colo não disfarçam e sim ajudam a aumentar o volume. O salto mais fino e não tão alto alongam a silhueta. Os tecidos com brilho, também prejudicam dando maior volume a silhueta. Muito cuidado com as estampas, opte pelas menores e de preferência que dêem a sensação de verticalidade e prefira as de tons mais escuros. Prefira as peças de cima que terminem mais soltinhas e abaixo dos quadris. Cinturas altas e marcadas para calças e saias.
Deixe os detalhes para as partes do corpo que lhe favorecem. A saia evasê é uma grande aliada de quem tem cadeiras largas. Ela disfarça o volume e fica bem em todo mundo. Cuidado na hora de escolher o modelo. Tenha certeza de que não vai marcar a barriga, experimentando-a. São recomendadas as de cintura alta, e o comprimento ideal é até o joelho. Prefira cores discretas e evite estampas nessa área. Decote de ombro a ombro e gola canoa alargam os ombros, criando um bom equilíbrio com a parte de baixo. Nos vestidos, prefira os que marcam exatamente na cintura e ampliam-se a partir dela, novamente com o comprimento até o joelho para alongar a silhueta. Nesse caso, use colares, brincos ou broches que chamem a atenção para a parte superior do corpo. Essas dicas vão fazer com que seu corpo fique tipo ampulheta.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Tudo que vc quiser em estética

(clique na imagem)

PROMOÇÃO MÊS DOS PAIS!


Promoção mês dos Pais

Homens tem 15% de desconto na clinica de estetica Renata Fontany

promoção valida até 30 de agosto,aproveitem!!

feliz mês dos Pais!!

Renata fontany

Homens:pele exige cuidados especiais

Cuidados com a pele masculina incluem limpeza e protetor solar
Etapas essenciais podem prevenir espinhas, irritação e foliculite
A ala masculina, em geral, não têm muita paciência na hora de cuidar da pele, ou simplesmente não faz ideia que pode ir além da lâmina de barbear. E é natural ficar confuso mesmo, diante de tantas novidades surgidas no mercado voltadas exclusivamente para os rapazes. No quesito cuidados com a pele, as mulheres levam vantagem já que culturalmente, por influência materna, já ficam sabendo desde cedo da importância que um potinho de creme tem para manter a pele macia e lisinha. Mas e os rapazes: hidratantes? Esfoliante? Tônico facial? Creme anti-idade? Eles precisam mesmo usar tudo isso para ficar com a pele do rosto mais bonita ou mais jovem? Para a dermatologista Suzi Rabelo, a resposta é sim. "Ao contrário do que pensam muitos homens, o cuidado com a pele não é assunto feminino, faz parte dos cuidados com a saúde de todo ser humano", explica a dermatologista. A seguir, a especialista aponta as etapas essenciais que afastam problemas como ressecamento, acne, manchas e irritação.
Limpeza. Passo 1
Posso lavar o rosto com o mesmo sabonete que uso para o corpo? Nem pensar! O sabonete para o corpo, principalmente em barra, tem uma formulação abrasiva que agride a pele do rosto. Os efeitos são ou ressecamento ou o aumento da oleosidade da pele, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas. "Opte por sabonetes de pH neutro ou indicados para o seu tipo de pele. As versões líquidas e em gel são ainda mais recomendados para limpar sem agredir", explica Suzi. A limpeza deve acontecer diariamente pela manhã e à noite. Durante o sono, a pele transpira e acumula impurezas e ao final do dia acumula oleosidade, poeira, poluição e outras sujeiras provenientes do ar. As impurezas são a porta de entrada para a acne dar as caras. Elas obstruem os poros que respondem com o surgimento de inflamações, os cravos e espinhas. Por isso, a lavagem diária é fundamental. A acne não é problema só dos adolescentes. Uma pesquisa feita pela empresa de cosméticos Avon constatou que 57% das pessoas com mais de 39 anos possuem os incômodos cravos e espinhas. Além disso, quem sofre do problema deve consultar um dermatologista. A acne pode ser causada por estresse, uso de cosméticos de forma errada, deficiência de vitaminas e má alimentação. Para cada grau, um tratamento é recomendado: desde sabonetes anti-acne, tônicos e até medicamentos via oral podem entrar na solução do problema.
Pele lisinha após o barbear
Não é à toa que a barba é uma das grandes preocupação dos rapazes. Fazê-la de forma incorreta pode resultar em irritação, pelos encravados e pele machucada. Uma dica é utilizar cremes pré-barba, que hidratam a pele, amolecem os pelos e previnem irritações. Um dos grandes problemas masculinos é a chamada foliculite: são aquelas bolinhas vermelhas, parecidas com espinhas que surgem após fazer a barba. Segundo a dermatologista, uma das maneiras de preveni-las, para quem usa lâmina, é barbear apenas no sentido em que os pelos crescem. Se o problema for mais grave, vale investir na depilação a laser. Mas o preço do tratamento é salgado e pouco recomendado para quem tem a pele morena. E vale o alerta para as loções pós-barba tão usadas pelos homens. Elas podem não ser a melhor opção para prevenir a foliculite. "Evite os produtos que contém álcool na fórmula, que em vez de acalmar a pele, trazem mais irritação e ressecamento. Invista em versões com componentes próprios para acalmar e hidratar a pele", explica a dermatologista.A maioria dos homens costuma ter uma pele mais oleosa que as mulheres, mas também existem aqueles que sofrem com o ressecamento. O hidratante para o homem deve ter uma formulação livre de óleo e os mais indicados são aqueles que contêm ureia na formulação. "Quem sofre com o ressecamento excessivo também deve evitar banhos demorados e a água muito quente que aumentam o problema", diz Suzi.
Pele macia só com hidratação
A maioria dos homens costuma ter uma pele mais oleosa que as mulheres, mas também existem aqueles que sofrem com o ressecamento. O hidratante para o homem deve ter uma formulação livre de óleo e os mais indicados são aqueles que contêm ureia na formulação. "Quem sofre com o ressecamento excessivo também deve evitar banhos demorados e a água muito quente que aumentam o problema", diz Suzi
Protetor solar é indispensável
Segundo a dermatologista Suzi Rabelo, o protetor solar é um dos únicos itens obrigatórios na lista de produtos que o homem deve comprar e usar diariamente. faça chuva ou faça sol. "Protetor solar é um cuidado diário, seja em dias de sol ou em dias nublados e chuvosos. Deve ser reaplicado a cada duas horas e em todas as partes do corpo que ficarão expostas", explica a especialista. Isso porque o protetor solar protege a pele da exposição à radiação solar. Os raios ultravioletas são responsáveis por provocar queimaduras, acelerar o envelhecimento da pele e pela ocorrência de manchas e até doenças graves, como o câncer de pele. Quanto mais clara for a pele, maior é a chance de desenvolver lesões cancerígenas e maior deve ser a proteção à exposição solar. "Para os homens de pele branca, o fator de proteção solar do bloqueador deve ser no mínimo 30", explica Suzi.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dicas para ficar linda o dia inteiro

Dicas para ficar linda o dia inteiro
Manter o visual impecável no dia a dia é difícil, mas não impossível. Confira nossas dicas



Ficar linda e ainda se manter bonita o dia todo? Tarefa fácil se você seguir os truques de quem entende do assunto. A dermatologista Adriana Vilarinho – que precisa estar impecável na sua jornada de 12 horas de trabalho por dia – nos ajudou a montar um manual de sobrevivência na cidade – com calor, chuva, poluição. Tudo sem perder a beleza, a saúde e a produção bacana.
Diga adeus às bolinhas nas costas
Muita gente reclama de bolinhas nas costas. O que fazer com elas, já que o verão deixa o corpo mais à mostra? Na hora da ducha, use um sabonete que controla a oleosidade (à base de enxofre). Ainda no banho, a cada dois dias, aplique um esfoliante corporal no local. Se ficar difícil, use uma escova de banho para ajudar a espalhar o produto. A esfoliação remove as células mortas que obstruem os poros, impedindo a saída da sujeira e formando as espinhazinhas e cravos e, ao contrário do que se pensa, não vai arrancar o bronze, mas ajudar a uniformizar a cor.
• Hidratar essa área não é tarefa fácil, mas nem por isso deve ser ignorada. Ou você pede ajuda para uma amiga ou para o seu gato ou faz uma ginasticazinha e espalha o produto como se deve
Rosto oil free
Como até a mais seca das peles acaba sofrendo com um brilho extra, troque o seu hidratante por um produto oil free ou de efeito pó (mas sempre indicado para o seu tipo). • Mesmo que sua pele esteja respondendo bem a um tratamento com ácido, se ele for do tipo fotossensível (como o retinoico, por exemplo) deve ser interrompido para evitar manchas. Outra opção é usar ácidos mais suaves, como o glicólico, o salicílico ou os alfa-hidroxiácidos e, mesmo assim, restringindo as aplicações apenas no inicio da semana — de segunda a quintafeira, deixando a pele livre para o final de semana ao sol. Mas essa decisão deve ser tomada junto com o seu dermatologista. • Mais uma coisa: mesmo sendo difíceis de remover (só saem com demaquilante), os produtos à prova ou resistentes à água sobrevivem ao suor sem riscos de borrões ou manchas.
Sem saia justa
Amenize o atrito das coxas – inevitável quando usamos as tão badaladas saias – aplicando uma camada fina de vaselina (à venda em farmácias) na região durante o dia, com a pele bem seca. À noite, é a vez dos cremes clareadores (lembre-se de que o atrito constante queima a epiderme, escurecendo-a) à base de resorcina ou Skin Whithening Complex, entre outros. Peça para o seu dermatologista aviar uma receita específica para o seu tipo de pele • Assim como as costas, no calor o bumbum fica mais suscetível às espinhazinhas. Sob a roupa, ok, mas na hora de colocar um shortinho a coisa pega. A solução é simples: antes do banho (com a pele ainda seca), em dias alternados, faça uma leve esfoliação com uma pastinha de óleo de amêndoa doce e açúcar cristal para remover células mortas e amaciar a pele. No banho, use um sabonete à base de ácido salicílico, de efeito renovador e secativo, uma ou duas vezes por semana.
Cabeleira em dia
Cabelão e verão = calor insuportável, certo? Resolva o problema trocando o seu kit capilar. Existem linhas de produtos (xampu, condicionador, leave-in) à base de menta, hortelã ou chá verde que prometem um efeito geladinho no couro cabeludo por horas. Experimente o ICE Shampoo, da K.Pro, formulado com Tea Tree Oil (óleo de melaleuca) com propriedades suavizantes e purificantes. • Não dá para viver sem secador? Use-o no estágio frio. Além de não torrar o couro cabeludo, você ainda garante brilho extra ao cabelo (a temperatura baixa faz com que as escamas dos fios se fechem, deixando-os luminosos). • Finalmente, renda-se aos presos. Do básico rabo de cavalo (usado alto, bem-entendido), passando pelas tão alardeadas tranças até o coque fofo, meio displicente. Fica chique, é prático e deixa a nuca respirar! Aproveite e abuse de acessórios fofos, como presilhas com flores, cordões com pingentes e grampos com strass colorido.
Pés macios
Para chegar ao fim do dia com os pés macios e em ordem – sim, estamos na estação das rasteirinhas –, nada melhor do que lançar mão dos patches faciais (isso mesmo!) à base de vitamina E e silicone, que limpam e hidratam ao mesmo tempo (Sugestão: Clearskin Lenços de Limpeza Facial, Avon, 13 reais, e Lib Cosmetic Wipes 4 em1). Não está a fim de gastar com isso? Ok. Compre um pacotinho de lenços higiênicos para bebês – eles são mais baratinhos e também funcionam muito bem. • Uma aplicação de creme iluminador ou de efeito bronze (após a devida limpeza) também é ótima solução: hidrata e dá brilho como se os pés tivessem descansado o dia todo. Experimente: Guerlain Terracota Poudre Bronzante Hydratante. • À noite, em casa, faça escalda-pés com água morna e 1/2 copo de vinagre de maçã. A mistura antisséptica e amaciante ajuda a diminuir o aspecto grosseiro dos calcanhares. Não precisa enxaguar. Seque bem e aplique um hidratante.
Cabeleira em dia
Cabelão e verão = calor insuportável, certo? Resolva o problema trocando o seu kit capilar. Existem linhas de produtos (xampu, condicionador, leave-in) à base de menta, hortelã ou chá verde que prometem um efeito geladinho no couro cabeludo por horas. Experimente o ICE Shampoo, da K.Pro, formulado com Tea Tree Oil (óleo de melaleuca) com propriedades suavizantes e purificantes. • Não dá para viver sem secador? Use-o no estágio frio. Além de não torrar o couro cabeludo, você ainda garante brilho extra ao cabelo (a temperatura baixa faz com que as escamas dos fios se fechem, deixando-os luminosos). • Finalmente, renda-se aos presos. Do básico rabo de cavalo (usado alto, bem-entendido), passando pelas tão alardeadas tranças até o coque fofo, meio displicente. Fica chique, é prático e deixa a nuca respirar! Aproveite e abuse de acessórios fofos, como presilhas com flores, cordões com pingentes e grampos com strass colorido
Pés macios
Para chegar ao fim do dia com os pés macios e em ordem – sim, estamos na estação das rasteirinhas –, nada melhor do que lançar mão dos patches faciais (isso mesmo!) à base de vitamina E e silicone, que limpam e hidratam ao mesmo tempo (Sugestão: Clearskin Lenços de Limpeza Facial, Avon, 13 reais, e Lib Cosmetic Wipes 4 em1). Não está a fim de gastar com isso? Ok. Compre um pacotinho de lenços higiênicos para bebês – eles são mais baratinhos e também funcionam muito bem. • Uma aplicação de creme iluminador ou de efeito bronze (após a devida limpeza) também é ótima solução: hidrata e dá brilho como se os pés tivessem descansado o dia todo. Experimente: Guerlain Terracota Poudre Bronzante Hydratante. • À noite, em casa, faça escalda-pés com água morna e 1/2 copo de vinagre de maçã. A mistura antisséptica e amaciante ajuda a diminuir o aspecto grosseiro dos calcanhares. Não precisa enxaguar. Seque bem e aplique um hidratante

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Quatro passos para escolher bem os pratos dos serviços de entrega


Quatro passos para escolher bem os pratos dos serviços de entrega
Aprenda a fazer substituições e analisar bem o cardápio do restaurante

Na hora da fome, em casa ou no trabalho, muitas vezes quem salva a pátria são os serviços de entrega dos restaurantes. Dá para fazer bom uso deles e mesmo assim manter uma alimentação saudável. Tudo vai depender, claro, das suas escolhas. O segredo está em escolher bem os pratos que vão ser entregues. E o melhor de tudo é que as opções estão cada vez mais variadas. Não precisa se restringir à pizza. Hoje, este leque compreende desde comida japonesa, árabe, vegetariana e o que mais você imaginar. A seguir, a nutricionista Camila Leonel, da Universidade São Camilo, de São Paulo, ensina dicas valiosas para comer bem sem afetar a saúde e nem a dieta.
1.Cardápio equilibrado. Priorize um restaurante delivery que ofereça refeições balanceadas com os grupos alimentares (cereais, leguminosas, hortaliças, frutas, leite, carnes/ovos, doces/açúcares e óleos/gorduras). Se você achar que o prato é incompleto, o ideal é incrementar com o grupo que ficou de fora ou que o restaurante permita que você monte a sua própria combinação. "A disposição física e mental depende muito do estilo de vida e de uma alimentação equilibrada, que ofereça vitaminas, minerais, gorduras de boa qualidade, proteínas e carboidratos em quantidade suficiente, além de hidratação adequada", explica Camila. É possível garantir uma refeição nutritiva, tendo em mente, as seguintes características: Menos calorias e mais nutrientes: hortaliças e legumes, carnes magras, peixes, cereais e grãos integrais, lácteos com baixo teor de gorduras; Mais hidratação: água mineral e água de coco, chás e sucos de frutas; Para repor energias e aumentar o ânimo: cereais ( arroz, milho, trigo) massa, pão; e Feculentos: batata, mandioca e inhame.
2.Aprenda a fazer substituições. Reduza a quantidade de gordura saturada, sódio e açúcares, que são nutrientes nocivos ao organismo. Troque frituras por opções assadas, grelhadas, cozidas ou refogadas. Para temperar as hortaliças, use vinagre, azeite de oliva, limão, ervas aromáticas ou vinagrete. "Evite sal em excesso, molhos cremosos à base de maionese ou industrializados, que são calóricos", diz a nutricionista da Universidade São Camilo. E inclua mais vegetais, ricos em vitaminas, nos pedidos.
3.Para não se decepcionar. A batata frita chegou murcha? Alguns cardápios de serviço de delivery já informam o cliente sobre a perda de integridade que alguns pratos podem sofrer em razão do tempo do trajeto e da embalagem. De todo modo, vale à pena perguntar para o restaurante se a apresentação do prato pode ser comprometida.
4.De olho na qualidade. Ao receber o pedido, o principal cuidado, antes de iniciar a refeição, é analisar o aspecto aparente (cheiro, cor, aroma e sabor) da comida. Outro ponto é escolher sempre locais de confiança e sempre verificar se a embalagem não apresenta algum sinal de violação, por exemplo, a caixa ou o lacre rasgados.